Saldo FGTS – Aprenda Consultar seu Saldo e Extrato Online

Aprenda como consultar o saldo FGTS atualizado de forma online, rápida e grátis.

Todos os meses, além das contas pra pagar, a única correspondência que você tem certeza que vai receber é o Extrato de FGTS enviado pela Caixa. O problema é que o recibo enviado nem sempre é o mais atualizado. A grande maioria dos trabalhadores recebem um documento com valores antigos, com pelo menos 3 meses de defasagem. Então, como podemos ficar sabendo o saldo do FGTS atualizado? É isso que você vai aprender agora!

O que é o FGTS?

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – O FGTS é um depósito mensal no valor de 8% do salário do empregado, que o empregador é obrigado a depositar em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal. Esse valor, ao contrário do que muitos pensam, não é descontado do salário do empregado.

É um benefício criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, além de permitir que ele conquiste seu sonho da casa própria. Quem tem direito ao FGTS? Todos os trabalhadores urbanos e rurais, sob regime da CLT, trabalhadores avulsos, empregados domésticos.

O saldo do FTGS é formado pelo total dos depósitos mensais realizados pelas empresas que o trabalhador passou (e ainda não tenha utilizado).

Saldo FGTS - Consultar Extrato e Saldo Online

Saldo FGTS – Consultar Extrato e Saldo Online

Como consultar o Saldo FGTS?

Para consultar o seu saldo de FGTS, vai precisar ter em mãos o seu número do NIS (PIS/PASEP) e a uma senha para acessar os serviços de internet. Se você ainda não cadastrou a sua senha, não se preocupe. No próprio formulário a Caixa disponibiliza uma opção para você.

Primeiro, acesse o site de Extrato FGTS da Caixa e digite o seu NIS no campo correspondente. Se você não tem uma senha ainda, clique no botão “CADASTRAR SENHA” e o sistema te guiará na criação da sua senha de acesso.

Se este não for o seu primeiro acesso, ou você já tenha cadastrado a sua senha, basta digitá-la no campo abaixo e em seguida no botão “OK” (é, nada intuitivo, eu sei). Se todos os dados forem digitados corretamente, você seguirá para os dados da sua conta FGTS.

No menu principal você encontrará opções para ver o extrato simplificado, extrato completo da sua conta, atualização de endereço, cadastrar celular para envio de SMS, envio de recibo por e-mail e uma série de outros serviços que a Caixa disponibiliza para o trabalhador. Lembrando que o Saldo consultado aqui é 100% confiável e atualizado.

Saldo FGTS – Mensagem SMS no celular

A Caixa disponibiliza um serviço de mensagens SMS sobre qualquer movimentação em sua conta do FGTS.     Com ele você fica sabendo do valor depositado no mês pela empresa, o saldo atualizado com juros, liberações de saque, ajustes na conta e da disponibilização do recurso para amortização de financiamento da casa própria.

Para receber as mensagens em seu celular, basta cadastrar no serviço. É grátis! Você só precisa acessar esta página e informar o seu número de PIS/PASEP (NIS) e sua senha da internet cadastrada, ou através do Cartão Cidadão. Depois, basta inserir qual o número do celular você deseja receber as notificações e pronto!